terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Baidu: “Google da China” lança criptomoeda própria: Xuperchain

Baidu: “Google da China” lança criptomoeda própria: Xuperchain


A gigante da Internet chinesa, Baidu, acaba de lançar sua própria criptomoeda, a  Xuperchain. A criptomoeda completamente desenvolvida pelo Baidu utiliza os conceitos básicos da tecnologia blockchain e tem código aberto. O que é curioso, pois, grandes empresas costumam lançar criptomoedas centralizadas e com códigos fechados.
A criptomoeda utiliza sistema de masternodes distribuídos por todo o país e está em conformidade com as leis chinesas.
Além disso, de acordo com a documentação, a criptomoeda fornece aos usuários um ambiente para implantação de aplicativos blockchain.
A plataforma Xuperchain foi projetada para desenvolvimento de aplicativos baseados em blockchain, assim como plataformas amplamente conhecidas, como a Ethereum, EOS e a TRON, por exemplo.
O whitepaper do projeto também aborda que pretende “modernizar a capacidade de governança da China”, “ajudando o país a levar outras nações ao processo de desenvolvimento de projetos em blockchain”
A blockchain da Xuperchain foi lançada logo após o presidente da China, Xi Jinping realizar um discurso no qual incentivou o desenvolvimento em blockchain e expressou suas esperanças de que a China faça parte dela.
O projeto que tem “rede aberta” pretende inicialmente capacitar pequenas empresas e desenvolvedores.
O Baidu usou um exemplo para explicar o papel da rede. Os usuários não precisam mais criar uma blockchain própria, eles podem usar os serviços de blockchain do Baidu.
A empresa chinesa sai na frente do Google e parece querer dominar não apenas os sistemas de pagamentos digitais, mas também o futuro dos aplicativos desenvolvidos em blockchain.
Com apoio do governo, o Baidu certamente conseguirá dominar o mercado de blockchain, já que, com o novo projeto, desenvolvedores serão incentivados a construírem seus aplicativos sob a plataforma da gigante.
Enquanto isso, o Google tem ficado em silêncio sobre as criptomoedas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário