sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Ranking das melhores criptos destaca tokens de contratos inteligentes


 Ranking das melhores criptos destaca tokens de contratos inteligentes


Cinco criptoativos com melhor performance em dezembro também foram os únicos a registrar valorização em mês marcado por queda generalizada no segmento

Dezembro foi um mês negativo para o mercado de criptomoedas, com poucas exceções fechando em terreno positivo. O bitcoin fechou o último mês de 2021 com queda significativa de 19,6%, e o ethereum, segundo criptomoeda mais negociadas, com desvalorização de 21%.

O ranking dos melhores e piores desempenhos do segmento, elaborado pela QR Asset Management, aponta que, no campo positivo, os cinco primeiros colocados – também os únicos do mês com valorização – são “plataformas de 'smart contracts' [contratos inteligentes] ou soluções de ganhos de escala para o ethereum, o que mostra a força desse setor ao longo de todo ano”, como explica Theodoro Fleury, gestor da QR.


“A popularização de ativos que requerem interação com smart contracts, como NFTs e protocolos de DeFi [finanças descentralizadas] tornou urgente a criação de caminhos além do ethereum, que segue com custos de transação altíssimos para o pequeno e médio investidor”, ressalta Fleury .


No topo do ranking dos melhores desempenhos entre as criptomoedas está o Near, token nativo do Near Protocol , com alta de 66% no mês. “O protocolo Near tem tecnologia promissora para execução de contratos inteligentes, possui uma comunidade engajada, mas, analisando o ano como um todo, ficou para trás em termos de valorização se comparado com protocolos com propostas semelhantes como Solana, Avalanche ou Fantom”, explica o gestor da QR Asset.

No segundo lugar, o Luna, token de governança da blockchain Terra, com valorização de 42,29%. “A alta foi motivada mais uma vez pela adoção cada vez maior da stablecoin UST, que roda na blockchain Terra”, explica Fleury. “Apenas em dezembro, foram emitidos o equivalente a mais de US$ 2 bilhões da stablecoin. Dentro do ecossistema Terra, a emissão de UST requer a queima de tokens Luna, o que aumenta a escassez do ativo, contribuindo para a sua valorização.”

Matic, token da rede Polygon, teve alta de 40,31% e teve a terceira melhor performance no mês passado, após anunciar a aquisição da startup Mir Protocol, que desenvolve soluções para ganhos de escala para a rede Ethereum, baseada na tecnologia “zero-knowledge proof” (prova de conhecimento zero). Além disso, ressalta Fleury, a Polygon anunciou, em parceria com o principal fundo de venture capital por trás da rede social Reddit, um fundo de US$ 200 milhões para investir em iniciativas ligadas à Web 3.0.


Melhores desempenhos – dezembro


No outro lado do ranking, das piores performances, Fleury afirma que não há eventos específicos que justifiquem os desempenhos negativos. “Em um mês em que bitcoin e ether tiveram quedas da ordem de 20%, é natural que projetos de maior risco sofram quedas maiores”, ressalta.

É o caso de AXS, token de governança do jogo Axie Infinity que “claramente sofreu uma correção técnica, com queda de 32,44% no período”, sendo que o token registrou valorização superior a 16.000% ao longo do ano.


Piores desempenhos – dezembro



Fonte: https://valorinveste.globo.com/

Fonte: https://beincrypto.com.br/
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário